O NIMAD – Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR, foi instituído oficialmente em 15 de agosto de 1990, como resultado de uma política de priorização das questões ambientais e desenvolvimento, tendo interdisciplinaridade como foco de discussão. O objetivo principal do NIMAD é proporcionar a interação entre os diferentes segmentos da sociedade e a comunidade acadêmica, seja através das atividades de pesquisa, ensino e extensão da Instituição.
O NIMAD tem buscado o exercício da interdisciplinaridade de forma que esta não consista na mera justaposição de competências ou áreas de conhecimento, mas na identificação de hipóteses de interface que operacionalizem a interação entre disciplinas, com vistas a integrar as questões sociais e ambientais às estratégias de desenvolvimento sustentável.
A ação interdisciplinar do NIMAD catalisou a formalização do Programa de Doutorado em Meio-Ambiente e Desenvolvimento da UFPR. Como reconhecimento deste processo, a UFPR recebeu da UNESCO, em 1994, uma Cátedra para o Desenvolvimento Sustentável.
A equipe de pesquisadores associados ao NIMAD é considerada como um grupo emergente de pesquisa interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Saliente-se que os professores associados permanecem vinculados aos seus departamentos de origem. A construção do trabalho do NIMAD se dá pelo engajamento pessoal da equipe, empenhada em implantar na UFPR as novas dinâmicas de trabalho associadas interdisciplinaridade enquanto método e ao desenvolvimento sustentável enquanto objeto de ensino e pesquisa.