NIMAD - Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento

15 de fevereiro de 2018

TROTE SOLIDÁRIO SUSTENTÁVEL (Data: 22/02/2018 Local: SEPT Hora: 13:30 às 18:00)

A Comissão de Arborização dos Campi da UFPR estará promovendo, no início do próximo semestre letivo, juntamente com várias organizações estudantis, o “Trote Solidário Sustentável”. A ideia é envolver os alunos em atividades que já vem sendo implementadas pela Comissão desde o início do ano passado.

O evento acontecerá no dia 22/02/2018, no período da tarde, durante a Semana de Acolhida aos Calouros e foi pensado para ser uma atividade lúdica, de conscientização e de envolvimento comunitário. Na programação estão previstas as seguintes ações:
– Acolhida por parte dos Diretores de Setores do Campus Centro Politécnico, do Superintendente de Infraestrutura e da Comissão de Arborização;
– Coffee break e
– Plantio de mais de 150 mudas de espécies arbóreas nativas utilizadas em urbanização urbana, dentro de áreas pré-definidas no Campus Centro Politécnico.

Toda a organização da atividade está sendo construída coletivamente pela Comissão de Arborização e pelos alunos representantes dos Centros Acadêmicos, com participações importantes de Direções de Setores e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba, que doou as mudas para a UFPR.

As espécies doadas pela SMMA foram: Pau-ferro, Canafístula, Dedaleiro, Sibipiruna, Ipê-amarelo-da-várzea, Ipê-amarelo-cascudo, Ipê-roxo, Ipê-branco e Embira-de-sapo. Elas serão plantadas em áreas definidas pelo Plano Diretor da UFPR, sendo que, nesta primeira etapa, as áreas abrangidas estão localizadas no SEPT e no CED, mais especificamente nas divisas do Centro Politécnico com a Rua Dr. Ovande do Amaral e com o Hospital Erasto Gaertner.

Estão envolvidas na atividade as seguintes organizações estudantis:
CAEA – Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental; CAEB – Centro Acadêmico dos Estudantes de Biologia; CAEF – Centro Acadêmico de Engenharia Florestal; CAEM – Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica; CAEP – Centro Acadêmico de Engenharia de Produção; CAGEO – Centro Acadêmico de Geografia; CAQuí – Centro Acadêmico de Química; DAEC – Diretório Acadêmico de Engenharia Cartográfica; DAEL – Diretório Acadêmico de Engenharia Elétrica; DAGBB – Diretório Acadêmico de Bioprocessos e Biotecnologia; GAU – Grêmio de Arquitetura e Urbanismo; GESAF – Grupo de Estudos Agroflorestais.

Estima-se que cerca de 300 alunos participem da atividade, envolvendo cursos de 05 Setores diferentes da Universidade.

Carla Maria Camargo Corrêa
Presidente da Comissão de Arborização dos Campi da UFPR